VOCÊ SABIA que o Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito contra uma empresa de ônibus, denunciada pelo Conselho Tutelar da Lapa, acusada de impedir o uso de passes escolares por estudantes fora do seu horário de aula? A medida tem o objetivo de assegurar o uso do passe escolar em todas as atividades educacionais, independentemente do dia e da hoje, seja em aulas de reforço aos sábados ou alguma atividade cultural ligada à área educacional. As denúncias ao MP podem ser feitas pelo telefone 0xx11 3119-9075.
Fique por dentro das novidades do ensino publico
Você Sabia?
Voltar ao topo da página
VOCÊ SABIA que o governo federal promete tornar o Ensino Médio obrigatório em todo o país a partir de 2004, para os estudantes que concluírem a 8a. série do ensino fundamental neste ano? De acordo o MEC, apenas 30% dos jovens de 15 a 17 anos cursam o ensino médio atualmente porque não existe essa obrigatoriedade. Segundo o governo, essa medida vai conter, de imediato, o processo de evasão escolar nas últimas séries do ensino fundamental.
VOCÊ SABIA que todo aluno tem direito de pedir a RECONSIDERAÇÃO de sua avaliação final, se for reprovado ou se sentir prejudicado? O Pedido redigido pelo(a) pai(mãe) do aluno quando este for menor, deve ser endereçado ao diretor da escola e entregue dentro do prazo de 5 dias, a partir da divulgação dos resultados finais. Veja a Deliberação CEE 11/96 em nossa página de downloads ou as informações divulgadas no próprio site da SEE.
VOCÊ SABIA que as escolas estaduais de SP são obrigadas a oferecer 200 dias de aula no ano letivo? Isso significa que as férias de julho duram no máximo 15 dias corridas e NÂO o mês de julho inteiro.  Infelizmente, as escolas aproveitam da pouca informação dada aos pais e as aulas terminam efetivamente no fim de junho, com apenas atividades de reforço/recuperãção ou esportivas programadas para os primeiros 15 dias de julho, às quais a grande maioria de alunos simplesmente não comparecem. 
VOCÊ SABIA que no vestibular da UNICAMP deste ano, os estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública receberão automaticamente 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também terão, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final. A média de pontuação entre os candidatos aprovados é de 535 pontos.
VOCÊ SABIA que o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres foi modificado no dia 6 de janeiro de 2004, de acordo com as exigências do novo código civil? Pegue a nova versão em nossa página de downloads e verifique que na sua escola todos tenham acesso.  Uma APM atuante e independente, capaz de aplicar as polpudas verbas repassadas pelo governo (mais de 40 nas escolas estaduais de SP) com eficiência e honestidade é essencial para o bom andamento da sua escola.  Descobre quando vai ter eleições para o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva da sua APM e se candidate, participe e fiscalize.
VOCÊ SABIA que todas as escolas estaduais e municipais (SP) tem um Conselho de Escola (CE) e que o CE faz parte da direção da escola? Os pais de alunos também tem direito a se candidatarem ao CE como representantes do segmento pais de alunos. A escola boa é aquela que tem um CE eleito democraticamente e que participa ativamente em todas as decisões importantes da escola. Leia mais sobre o Conselho de Escola na seção O que é
VOCÊ SABIA que o MEC (Ministério da Educação) acabou de lançar um site que dá acesso a mais que 1000 obras literárias, artísticas e científicas (no forma de textos, sons, imagens e vídeos), que já são de domínio público ou cuja divulgação foi devidamente autorizada, e que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal, ou seja, uma biblioteca virtual de obras nacionais e estranjeiras que deve servir como referência para alunos, professores e pesquisadores e para a população em geral. Visite o site Domínio Público.
Você sabia que se você é estudante do ensino médio, você pode visitar a Faculadade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).  As inscrições para a visita monitorada, que acontece no dia 17 de abril, já estão abertas para os interessados do interior e da cidade de São Paulo. Durante 3 horas, os estudantes assistem palestras, conversam com os professores e alunos e conhecem as dependências. Cada turma, tem entre 60 e 100 pessoas.Os interessados devem se inscrever para a visita à faculdade de direito e a outras faculdades da USP no site www.usp.br/prc ou se inscrever pelo telefone (11) 3091-3511 ou 3091-3513..
VOCÊ SABIA que o governo estadual de Minas Gerais vai garantir livros didáticos (português e matemática) para todos os alunos do ensino médio estadual de MG no ano de 2005?; O programa vai beneficiar quase 900 mil alunos das 1.650 escolas do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. Minas será o primeiro estado do Brasil a fornecer livros didáticos para alunos do ensino médio. Todas as escolas públicas brasileiras de ensino fundamental já recebem os livros didáticos gratuitamente atraves do programa PNLD.
Você sabia que o Ministério da Educação terá, a partir de julho, um banco de dados disponível para as empresas que desejarem contratar alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O MEC informa que apesar de não existir um contrato oficial entre o MEC e as empresas, algumas instituições já utilizam a nota do exame como critério de seleção na hora da contratação dos funcionários. A idéia é fornecer um banco de dados com o perfil e a nota do aluno que prestou o exame. Assim, as empresas terão a possibilidade de buscar junto ao MEC, sem custos, informações qualificadas e de credibilidade sobre o funcionário que está contratando.
Você sabia que a partir de 2006, todas as crianças devem ser matriculadas na escola com 6 anos de idade. Hoje, é dever dos pais ou responsáveis matricular as crianças somente a partir dos 7 anos.  A nova lei 11.114, sancionada pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União em 17 de maio altera 4 artigos da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação. A proposta tramitou por quase 4 anos no Congresso e foi aprovada, em última votação, no mês passado pelo Senado.  A nova lei porém não aumenta o número de series do ensino fundamental (atualmente da 1a a 8 série) apenas antecipa a idade da entrada da criança na escola.
Você sabia que estudantes universitários que cursaram os 3 anos do ensino médio em escolas da rede pública estadual de São Paulo podem se candidatar a uma bolsa integral em troca do sua participação no programa Escola da Familía que acontece todos os sábados e domingos dentro das escolas estaduais? Os interessados poderão se inscrever nas datas divulgadas no site do programa . Ao término do preenchimento da última tela, após clicar em "gravar", o site emitirá um protocolo de inscrição, que deverá ser impresso e entregue juntamente à documentação descrita no protocolo na Diretoria de Ensino escolhida..
Você sabia que studantes e professores terão desconto de 50% no transporte rodoviário intermunicipal, segundo portaria publicada pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). O benefício só pode ser aplicado nos deslocamentos entre escola e residência, em dias letivos. Têm direito ao desconto estudantes regularmente matriculados e professores no exercício da profissão, nos níveis escolares de educação básica, ensino fundamental e médio, e nos níveis superiores de graduação, ministrados em escolas oficiais ou oficializadas, assim como de cursos regulares da educação profissional, com duração mínima de um ano.
..
Você sabia que o prefeito de São Paulo, vai retomar a construção dos CEUs (Centros de Educação Unificados), tão criticados na campanha política passada? Com os R$ 100 milhõe prometidos para os 5 CEUs novos, a prefeitura poderia construir 100 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), ou seja, com 100 mil vagas para crianças de 4 a 6 anos.  O prefeito alega que era contra porque antes existia "outras prioridades" e como essas já foram equacionadas o mais sensato era usar os recursos para construir os 5 CEUs já que as áreas foram desapropriadas e os contratos assinados desde a gestão passada.
..
Você sabia que 500 escolas estaduais de SP atuarão em período integral a partir de 2006. Os alunos entrarão às 7 da manhã e sairão às 16h10. Terão 3 refeições: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. Atividades incluirão oficinas culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), esportes (atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, ajuda com a matemática, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem "lien ch´i" e meditação. Veja a Resolução 7 que dispõe sobre o funcionamento.   Vamos ver se funciona mesmo.
..
Você sabia que desde o ano de 2001, os nomes dos alunos concluintes do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino técnico das redes estadual, municipal e particular do Estado de São Paulo são publicados online na Internet e não mais no Diário Oficial do Estado? Dentre as principais vantagens proporcionadas pela mudança incluem-se a possibilidade de consultar os nomes dos concluintes a qualquer momento, de forma ágil, disponibilizando a cópia dessas informações pelo público em geral - Universidades, empregadores, órgãos de classe, entre outros, além do próprio interessado.  Esse sistema foi introduzido de acordo com a Resolução SE nº 108, de 25, publicada no D. O. E. em 26 de junho de 2002. Clique aqui para fazer a sua consulta.
Você sabia que o antigo número de telefone do Disque-Denúncia de combate à exploração sexual infanto-juvenil mudou? O 0800-990500 não funciona mais.  Agora, qualquer pessoa pode denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes discando apenas o número 100.  Esse número funciona de qualquer parte do país, todos os dias da semana, das 8 às 22h, inclusive feriados.  A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) responsável pela coordenação do disque-denúncia desde 2003, vai fazer uma ampla campanha para divulgar o novo número (100), através do rádio e da TV e cartazes.
VOCÊ SABIA que A portaria ARTESP 09/06, publicada no Diário Oficial, dia 21/06, elimina a obrigatoriedade de compra de lote mínimo de passes escolares para as linhas rodoviárias e o lote mensal para as linhas suburbanas do transporte intermunicipal. Agora, alunos e professores poderão adquirir os passes de acordo com suas necessidades. Além disso, a mesma portaria prevê a prorrogação do direito ao passe escolar para além dos dias letivos, desde que o estabelecimento de ensino emita documento oficial que justifique a necessidade de freqüência do estudante ou do professor..
VOCÊ SABIA que o governo paulista decidiu cancelar o SARESP 2006 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar no Estado de São Paulo), prova feita desde 1996 com os alunos da rede pública estadual. Segundo a Secretaria da Educação o exame não será feito este ano (2006) porque não houve tempo para estruturar possíveis mudanças nem avaliar ainda os resultados de 2005.
VOCÊ SABIA que de acordo com uma pesquisa feita na Inglaterra entre 4.772 crianças em idade escolar, 7 de cada 10 estudantes sofrem de algum tipo de bullying na escola.  Dos 323 professores que participaram da pesquisa, apenas 40% dizeram sentir capacitados para lidar com os casos de bullying. Mais que 71% dos pais dizeram que seus filhos tinham sido machucados fisicamente por um bully e 30% chegaram a precisar de cuidados médicos.  60% falaram que seus filhos tinham faltado às aulas porque estavam sofrendo de ações de bullying.
VOCÊ SABIA que um estudo realizado por pesquisadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da USP (Universidade de São Paulo), derruba um dos MITOS mais disseminados sobre o ensino no Brasil, ou seja,que o ensino público é pior quando comparado ao particular por causa dos baixos salários dos professores. A pesquisa revela  que a renda média de professores da rede privada é quase a mesma dos seus colegas da rede pública. A diferença não passa de 11%, para os professores do ensino médio. No entanto, se forem considerados os benefícios da aposentadoria no setor público, a situação se inverte em favor dos professores estaduais, municipais e federais.
VOCÊ SABIA que a Prefeitura de Nova Odessa (121 km de São Paulo) foi condenada pela Justiça a pagar 25 salários mínimos (R$ 10.375) por não ter vistoriado as dependências de uma escola do município após o término das aulas. Um garoto de 7 anos ficou trancado no local após o horário e, como não foi feita a vistoria, ele só foi encontrado após a mãe convencer as autoridades que a escola fosse aberta para averiguar se o filho estava lá dentro (da reportagem da Folha Online). Segundo a família não foi bem isso que aconteceu...o menino contou que a professora o colocou de castigo atrás da porta e como ela não mandou ele sair de lá ao final do dia, ele ficou lá esperando. O Pais Online pergunta: como a professora saiu da sala sem verificar que todos seus alunos tinham saído primeiro? Lamentável, o descaso com uma criança de apenas 7 anos.!

VOCÊ SABIA que O CNE (Conselho Nacional de Educação) quer proibir que adolescentes com menos de 18 anos de cursarem a EJA (Educação de Jovens e Adultos), conhecido antigamente como supletivo. A idéia será votada no dia 8 de outubro e se passar vai virar lei.  A questão mais polêmica é se os jovens que já estão atrasados em relação aos demais, por terem abandonado a escola ou por repetência, terão que esperar até completar 18 anos para começar o EJA ou terão que voltar a escola e estudar em salas de aula com alunos mais jovens. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 50% dos jovens brasileiros com idades entre 15 e 17 anos estão fora do ensino médio. No Nordeste do país, a situação é mais crítica --mais de 300 mil alunos têm menos de 18 anos e seriam prejudicados com a resolução.

VOCÊ SABIA que vc não precisa se preocupar se seu filho/a pequeno/a tem um amigo imaginário/a? Segundo uma pesquisa recente, realizada por 2 estudiosos da Nova Zelândia, os amigos imaginários são bons para a capacidade linguística das crianças, podendo inclusive melhorar seu rendimento escolar. Gabriel Trionfi e Elaine Reese, da Universidade de Otago, investigaram a capacidade linguística de 48 meninos e meninas com cinco anos e meio de idade --23 deles tinham amigos "invisíveis". Os pesquisadores concluíram que as crianças que brincavam com esses amigos imaginários tinham habilidades narrativas mais avançadas do que as crianças que não mantinham esse tipo de atividade.  A habilidade linguística das crianças foi avaliada com base no seu vocabulário e na sua capacidade de recontar uma história ficcional a um boneco, e então uma história realista baseada em um passeio ou evento familiar. Embora não houvesse diferenças significativas em termos de vocabulário, as crianças com amigos imaginários contavam com mais qualidade as histórias fictícias e reais. O mais importante é que as crianças com amigos imaginários adequavam suas histórias à tarefa. "Para as histórias ficcionais, elas incluíam mais diálogos. Para as histórias realistas, elas forneciam mais informações sobre hora e lugar, em comparação com as crianças sem amigos imaginários", explicou Reese.
VOCÊ SABIA que a Secretaria de Estado da Educação de SP definiu o pagamento do bônus anual para seus cerca de 300 mil funcionários. O valor para os professores da rede estadual chega a R$ 6.500,00, (o valor de R$ 1.200,00 já foi adiantado). Foram destinados R$ 230 milhões pelo governo do Estado para o bônus que será pago até março.  Os dirigentes regionais de ensino recebem R$ 7.500,00, os diretores e supervisores de ensino recebem R$ 7.000,00 e os coordenadores pedagógicos, vice-diretores, professores coordenadores e assistentes de diretores recebem R$ 6.500. Os professores estaduais recebem este bônus desde 2000 baseado em critérios que incluem o número de suas faltas durante o ano e a média de carga horária. O pagamento deste ano ainda segue as regras estabelecidas em 2000, mas serão alteradas apartir do próximo bônus, e o critério será baseado no desempenho dos seus alunos. O Pais Online espera que isso não provoque qualquer falsificação de resultados!

VOCÊ SABIA que está em andamento um projeto de lei que limita o número de alunos por sala de aula nas escolas públicas. Se aprovada, a nova lei vai estabelecer número máximo de alunos para todas as séries do ensino fundamental (1a. - 8a. série). O projeto estipula que o máximo de estudantes será de 25 por professor para os anos iniciais do ensino fundamental e de 35 para os anos finais. A proposta segue agora para tramitação no Senado. Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não específica o número exato de alunos por turma. Cada rede de ensino organizará as salas de acordo com a demanda. A proposta também estabelece limites para creches e pré-escola. Nas creches, a proporção deverá ser de cinco crianças de até 1 ano por adulto, oito crianças de 1 a 2 anos por adulto e até 13 crianças de 2 a 3 anos por adulto. Na pré-escola serão aceitos até 15 alunos de 3 a 4 anos por professor. Na faixa etária de 4 a 5 anos o limite será de 25 crianças. As escolas terão prazo de três anos, após a aprovação da lei, para se adaptar à nova norma..